terça-feira, 10 de maio de 2016

Nosso pequeno Newton

É muito interessante acompanhar o desenvolvimento, principalmente motor, de um bebê. Ao poucos os movimentos "para cima e para baixo" dos bracinhos vão ganhando mais controle, agora já conseguimos entender o que o Davi quer fazer, apesar de ainda "errar o alvo" alguma vezes. É engraçado vê-lo querendo fazer alguma coisa sem ter a coordenação motora necessária, quando consegue executar com sucesso um movimento planejado fica numa felicidade só.
Esta semana foram as palminhas, demorou um pouco para acertar uma mão contra a outra, mas agora é só escutar alguma música ou receber um incentivo nosso que já junta as mãos e bate palmas.
Já segura com firmeza objetos de diferentes tamanhos, sendo que a primeira ação que faz quando pega um objeto na mão é batê-lo contra alguma coisa, parece que gosta de ouvir o barulho gerado por seu movimento.
Quando está no colo a brincadeira predileta é jogar o que está segurando no chão. Tenho certeza que faz por querer, ele olha pra gente, estica a mão e larga o objeto. Segundo nossa filha, o Davi já descobriu a força gravitacional da terra. Acho mesmo é que gosta de ver as coisas caindo e escutar o som que fazem ao bater no chão. Haja joelho para ficar abaixando e pegando seus brinquedos inúmeras vezes.
Na cadeira de papinha fica ainda mais clara sua intenção, ele põe a cabeça para fora, olha pra baixo e pega, um a um, os brinquedos que colocamos na mesinha, soltando-os e acompanhando-os até baterem no chão. Acho que nosso pequeno Newton está agora fazendo experimentos para medir a força de resistência do ar em cada objeto e sua influência no tempo de queda livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário