sábado, 14 de janeiro de 2017

Show da Luna

Hoje o post foi feito pela minha filha Letícia:

Para termos crianças curiosas, precisamos de adultos atenciosos

Meu irmão, o Davi, tem gostado muito de um desenho incrível chamado Show da Luna. Nele, Luna, uma menina de seis anos, junto com Júpiter, seu irmão mais novo, e Cláudio, o furão de estimação deles, se divertem ao descobrirem, de maneira criativa, como as coisas são e como funcionam.
Eles se perguntam de onde vem o sal do mar, o que o Sol é, o que tem dentro da casinha do caracol, pra que servem as caudas dos animais e muito, muito mais. Perguntas que inclusive nós adultos nunca nos perguntamos e, muitas vezes, nem sabemos responder. 
A pergunta surge e os três fazem experimentos, que são sempre inconclusivos. Eles, então, decidem fazer de conta que são grãos de sal, planetas do sistema solar, caracóis, animais e muitas outras coisas e, nessa brincadeira, respondem seus questionamentos. No final, o trio faz um show para os amigos e parentes mostrando o que aprenderam.
O que eu quero falar com isso tudo é o papel dos adultos nessa história. Luna e Júpiter são crianças curiosas, mas o estímulo dos pais e a disposição dos adultos em sempre ajudá-los são fundamentais pra que eles continuem sendo curiosos e fazendo perguntas. Quando precisam de ajuda em seus experimentos, os irmãos recorrem aos adultos, que sempre acham um tempo para conversar com os dois, e quando querem fazer o show e mostrar tudo o que aprenderam, os adultos estão sempre prontos e animados para assistí-los (mesmo quando as musiquinhas são ruins). 
Tá, ok, os adultos são legais, e daí? E daí que, para a sociedade ter crianças como a Luna e o Júpiter, precisamos ter adultos como os pais deles, a doutora Jane - veterinária do Cláudio -, o carteiro Edson e o padeiro Nilton. Eles não só estão sempre dispostos a ajudá-los e a ouví-los, como também estão sempre animados pra ver os shows.
Infelizmente o mundo não é como no desenho, em que os adultos têm tanto tempo livre, mas o que eu quero que vocês, adultos que convivem com crianças, façam é o seguinte: todo o tempo que vocês têm com elas deve ser vivido intensamente e com 100% dando atenção apenas a elas; não se irritem com seus porquês excessivos e tentem sempre responder e, se não souberem a resposta, pesquisem junto com as crianças de maneira divertida e criativa; se animem com as descobertas delas e, se elas quiserem fazer um Show, um teatro, um desenho ou qualquer coisa do tipo, dê atenção ao que fizeram e elogie-as; deixem que elas brinquem a vontade e estimulem suas brincadeiras. 
Assim, o Show da Luna nos mostra que o aprendizado pode ser divertido e que esse sistema educacional de aulas e deveres excessivos e cansativos para as crianças pequenas não é necessário, que a escola pode ser muito mais divertida e, assim, atrair muito mais o interesse e a atenção dos nossos meninos e meninas.
Obrigada aos criadores do desenho e que mais animações incríveis como essa sejam feitas no futuro! 
 
Letícia Beghini

Nenhum comentário:

Postar um comentário