segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Desenhos infantis

A energia de uma criança de um ano e nove meses é impressionante, é o dia todo fazendo bagunça, brincando, andando pra todo lado e mexendo em tudo. Chega uma hora que, por mais que a gente evite, é impossível não recorrer aos desenhos animados, esses encantadores de crianças, que nos proporcionam um pouco de sossego e paz.
Na época da Letícia tínhamos que comprar fitas VHS, a TV a cabo estava começando e haviam poucos canais infantis. Lembro que ela assistia teletubbies, filmes da Disney, Xuxa e desenhos do discovery kids. Tinha o "Jay Jay, o jatinho", carinhosamente apelidado de "Jay Jay, o chatinho", e alguns outros que passam até hoje, como o Tomas e os Backyardigans.
Agora temos YouTube, Netflix e Now, com infinitas opções e o ChromeCast para passar para a TV. O Davi já aprendeu, pega o celular e aponta para a TV, sabe de onde vêm os desenhinhos que colocamos para ele.
Apesar das várias opções, o Davi gostou de alguns desenhos específicos, faço uma pequena análise dos cinco preferidos logo abaixo, acho que estou virando crítico de desenhos infantis. 
- Galinha Pintadinha: já fiz posts específicos sobre ela no blog, para mim é a melhor no estilo musical. As animações são de muito bom gosto e as musicas conhecidas. 
- Mundo Bita: difícil de assistir, parece que o autor ligou os acompanhamentos de um teclado digital e saiu cantando de improviso, depois contratou um desenhista para fazer as animações. As musicas são fracas, não rimam e às vezes nem se encaixam no ritmo. Algumas poucas musicas se salvam. O problema é que o Davi adora, dança e fica tentando cantar junto todas as músicas.
- Backyardigans: desenho bem feito, a ideia das crianças criando suas aventuras no quintal é muito boa e gera boas estórias. Só tem um ponto negativo, as musicas são muito pegajosas.
- Super Wings: um avião, o Jet, faz entregas para crianças em diferentes cidades do mundo, é legal porque explica um pouco da cultura de cada cidade e país. Só fico pensando quanto seria o custo do frete para levar de avião uma fantasia de carnaval até o Rio de Janeiro ou uma saia de hula-hula até o Hawai. Depois das entregas feitas, os amigos do aviãozinho, os "Super Wings", ainda vão atras dele, cruzando os continentes em segundos, para ajudar em algumas situações de emergência. Imaginem os custos dessa empresa de transporte, devem ser altos, no mundo real ela não sobreviveria muito tempo.
- Show da Luna: Uma menina (Luna) seu irmão (Júpiter) e um furão (Cláudio) pesquisam sobre a natureza e as dúvidas que as crianças normalmente têm. Cada episódio começa com um questionamento da Luna e termina com um show, onde os 3 se fantasiam e cantam para explicar a questão.
Para mim é o melhor desenho da atualidade, e é produzido no Brasil. A animação é bem feita, ensina coisas úteis para as crianças, tem musicas melhores que do Bita e menos pegajosas que do Backyardigans, e tem o Júpiter, o melhor personagem infantil que já vi, como eles capricharam nesse garoto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário